Prótese de mama

Cirurgia em que se realiza o aumento da mama ao colocar próteses de silicone para dar volume e melhorar a posição, projeção e contorno do colo mamário. Quando associada ao enxerto de gordura (lipoenxertia), chamamos de mamoplastia híbrida. Existem várias localizações da incisão (corte) para implantação da prótese, sendo a mais comum na região do sulco inframamário, resultando em uma cicatriz pequena e bem discreta.
Imagem Prótese Mamária

A escolha dos implantes como o volume, tipo e perfil, varia conforme a paciente, seu desejo, tamanho e formato do seu tórax. Assim, após conversa e exame físico em consulta, o médico, considerando as expectativas da paciente, decidirá qual a melhor opção para se obter uma harmonia proporcional ao corpo.

A posição para a colocação do implante de mama pode ser em diferentes planos. Plano subglandular quando está inteiramente posicionado abaixo do tecido glandular e acima do músculo. Plano subfascial quando está acima do músculo e abaixo da fáscia, um tecido fibroso que recobre o músculo em sua porção superior. Plano submuscular quando está abaixo do músculo. Esse plano possui variadas técnicas sendo a “dual plane” (dois planos) a mais comum, quando parte da prótese fica coberta por músculo somente na porção superior (região do colo mamário) e a parte inferior está abaixo da glândula.

Alguns fatores influenciam na escolha da posição de colocação da prótese e a indicação é feita após consulta. Em geral, a cirurgia de prótese de mama possui uma recuperação rápida, mas requer alguns cuidados pós-operatórios.

Uma dúvida frequente é se pode realizar mamografia em quem tem próteses de silicone na mama, e a resposta é sim! As próteses, independente do plano de colocação, estarão sempre abaixo do tecido glandular. Durante o exame pode-se melhorar a visualização ao realizar uma manobra para empurrar o implante e, assim, somente a mama é comprimida. Importante salientar que a mamografia é o principal método de rastreio para detecção precoce do câncer de mama, então será a primeira escolha e caso necessário complementar o resultado, outros exames podem ser solicitados.

Seja sua melhor versão. Agende uma consulta.

icone whatsapp

Receba o atendimento
que você merece!

dra. Juliana Rufini

Cirurgia Plástica • CRM PR 32564 • RQE 27002

  • Graduação em medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná;
  • Residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba;
  • Especialização em Cirurgia Plástica pelo Hospital Ernesto Dornelles em Porto Alegre.
imagem-doutora-juliana-rufini