Mamoplastia redutora

Mamoplastia redutora refere-se à redução e remodelamento da mama. Além de remover o excesso de gordura, tecido glandular e a pele excedente, também se realiza um levantamento da mama que possui aparência ptosada (caída).
Imagem Mamoplastia Redutora
Existem várias técnicas para realização dessa cirurgia, mas de modo geral, as incisões são localizadas ao redor da aréola (periareolar), uma linha vertical abaixo dela e uma linha levemente curva na região do sulco mamário. Pode ser usado também o termo T invertido, pois parte da cicatriz lembra essa letra. Esta cicatriz na região do sulco varia quanto ao tamanho dependendo da paciente e técnica cirúrgica utilizada. Em mamas muito grandes que necessitem de bastante redução ou com a pele muito flácida, poderá haver uma cicatriz maior na região do sulco com prolongamento lateral estendendo-se até quase as costas.

Uma dúvida frequente é se conseguirá amamentar após a mamoplastia. Como o tecido glandular mamário é cortado durante o remodelamento do formato da mama nessa cirurgia, poderá sim haver alguma alteração e prejudicar ou impossibilitar a amamentação futura. Mas não se pode afirmar com certeza se isso ocorrerá ou não. Existem mulheres que nunca fizeram cirurgia e possuem a lactação prejudicada e outras que já reduziram a mama cirurgicamente e conseguem amamentar de forma efetiva.

Seja sua melhor versão. Agende uma consulta.

icone whatsapp

Receba o atendimento
que você merece!

dra. Juliana Rufini

Cirurgia Plástica • CRM PR 32564 • RQE 27002

  • Graduação em medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná;
  • Residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba;
  • Especialização em Cirurgia Plástica pelo Hospital Ernesto Dornelles em Porto Alegre.
imagem-doutora-juliana-rufini