Cirurgia das Orelhas

Otoplastia

Otoplastia corresponde a cirurgia plástica para melhorar a aparência da orelha, podendo corrigir a forma, posição e proporção.
juliana-rufini-Otoplastia-imagem-interna

A cirurgia está indicada para:

Orelhas proeminentes, popularmente conhecida por “orelha em abano”; é uma característica da estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna mais aparente com o desenvolvimento e ocorrem em um ou ambos os lados em diferentes graus, não associados à perda auditiva.

Orelhas muito grandes, chamada macrotia; uma condição congênita (desde o nascimento) rara ou característica adquirida, comum em idosos.

Nos casos de malformações e deformidades mais complexas na orelha, a correção é chamada de reconstrução.

Pode-se também realizar a correção isolada do lóbulo auricular, parte da orelha onde usualmente coloca-se brinco; essa cirurgia denomina-se lobuloplastia e é normalmente realizada em pacientes que possuem essa região com furos rasgados ou alargados.

A otoplastia pode ser realizada geralmente em crianças a partir de seis ou sete anos de idade, ou quando a cartilagem da orelha já é estável o suficiente para a correção; desde que sejam cooperativas e que sigam as recomendações médicas.

O procedimento cirúrgico é feito com anestesia local associado com sedação ou com anestesia geral.

As incisões (cortes) para otoplastia são geralmente feitas atrás da orelha; e quando são necessárias na parte da frente da orelha, tendem a serem feitas nas dobras para ficarem escondidas.

Seja sua melhor versão. Agende uma consulta.

icone whatsapp

Receba o atendimento
que você merece!

dra. Juliana Rufini

Cirurgia Plástica • CRM PR 32564 • RQE 27002

  • Graduação em medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná;
  • Residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba;
  • Especialização em Cirurgia Plástica pelo Hospital Ernesto Dornelles em Porto Alegre.
imagem-doutora-juliana-rufini