Ginecomastia

Redução de mama em homem

Ginecomastia corresponde a hipertrofia (aumento) das glândulas mamárias masculinas, normalmente relacionado ao desequilíbrio de hormônios. Pode ser também por acúmulo de gordura localizada nessa região, neste caso então chamado de pseudoginecomastia ou lipomastia.

juliana-rufini-Ginecomastia-imagem-interna
A ginecomastia é uma condição comum em homens de qualquer idade; quando na adolescência, geralmente é normal e reversível devido à fase de puberdade. Em outras faixas etárias, a alteração hormonal pode ser pela idade avançada, por utilização de certas medicações, drogas, anabolizantes ou por alguma doença.

A cirurgia é indicada aos homens com crescimento do tecido glandular mamário ou acúmulo de gordura nas mamas a ponto de gerar insatisfação e desconforto com a aparência.

O tratamento para reduzir a mama e melhorar o contorno do tórax será de acordo com a causa e, se for cirúrgico, dependerá do tamanho e quantidade de tecido mamário excedente. Pode ser realizado somente lipoaspiração, pode ter necessidade de corte em parte da aréola para retirada da gordura ou, quando há grande aumento de volume que resultará em excesso de pele flácida, a cicatriz normalmente será na aréola e no sulco mamário.

A recuperação varia conforme cada paciente e a cirurgia realizada (se terá corte ou somente lipoaspiração); mas em geral em torno de 7 a 15 dias para retorno das atividades habituais. Para atividades físicas de tórax e membros superiores, recomenda-se aguardar liberação em torno de 45 a 60 dias, conforme a evolução pós-operatória.

Seja sua melhor versão. Agende uma consulta.

icone whatsapp

Receba o atendimento
que você merece!

dra. Juliana Rufini

Cirurgia Plástica • CRM PR 32564 • RQE 27002

  • Graduação em medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná;
  • Residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba;
  • Especialização em Cirurgia Plástica pelo Hospital Ernesto Dornelles em Porto Alegre.
imagem-doutora-juliana-rufini