Cirurgia do Abdome

Abdominoplastia ou Dermolipectomia abdominal

Abdominoplastia é a cirurgia plástica do abdome (barriga). Neste procedimento pode-se remover o excesso de gordura e de pele flácida e corrigir a diástase (afastamento) dos músculos reto abdominais através de uma plicatura (costura), com isso melhorando o contorno corporal, afinando a cintura e amenizando o abaulamento dessa região, muitas vezes diminuindo a queixa popularmente conhecida por “estômago alto”. Essa separação muscular é muito frequente após gestação ou grande aumento da circunferência abdominal após ganho de peso.
juliana-rufini-Lipoaspiração-imagem-interna
A cirurgia é indicada para paciente com flacidez e sobra de pele associado ou não com excesso de gordura e diástase muscular. Muito realizada também em quem possui o chamado “abdome em avental” comum após cirurgia bariátrica.

A incisão (corte) depende muito de cada pessoa, podendo ser feito um miniabdome com uma cicatriz reduzida ou nos casos de grande perda ponderal com bastante flacidez, pode-se estender a cicatriz até quase o dorso (costas), ou até mesmo deixá-la de forma circunferencial (360°), também chamado de cirurgia no torso (torsoplastia inferior). Em casos selecionados, pode-se realizar a abdominoplastia reversa, onde a cicatriz localiza-se na parte superior incluindo região do sulco mamário.

Normalmente associada à lipoaspiração, mas não é uma cirurgia de emagrecimento, e sim refinamento e melhora do contorno corporal. Quando há estrias no abdome, estas serão removidas caso estejam localizadas na região do fuso de pele excedente que será retirado cirurgicamente. O umbigo é o mesmo da paciente que será reposicionado e, quando necessário, diminuído de tamanho; exceto em casos de abdominoplastia em “âncora ou flor de lis”, onde se é confeccionado um novo umbigo após a retirada do preexistente.

Seja sua melhor versão. Agende uma consulta.

icone whatsapp

Receba o atendimento
que você merece!

dra. Juliana Rufini

Cirurgia Plástica • CRM PR 32564 • RQE 27002

  • Graduação em medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná;
  • Residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba;
  • Especialização em Cirurgia Plástica pelo Hospital Ernesto Dornelles em Porto Alegre.
imagem-doutora-juliana-rufini