Explante

O termo explante mamário, refere-se a remoção do implante de silicone através de uma cirurgia. Pode ocorrer por questões estéticas ou de saúde, mas na maioria das vezes por desejo da paciente e mudança no estilo de vida, comum após envelhecimento.
juliana-rufini-Explante-imagem-interna

Esse procedimento cirúrgico pode ser composto por três opções a depender da vontade da paciente e indicação médica: somente explante, explante associado com enxerto de gordura ou explante com mastopexia. Sendo assim, as incisões e cicatrizes também se alteram de acordo com a cirurgia proposta.

A paciente deve ter em mente que o resultado estético dessa cirurgia é mais limitado e depende da quantidade de tecido mamário remanescente.

Não se deve esperar uma mama parecida com a aparência de antes da cirurgia de colocação das próteses pois, com o tempo, a pressão do implante faz uma atrofia dos tecidos adjacentes, além de haver modificação do tecido mamário em decorrência do tempo e processo de envelhecimento; a mama tende a substituir o tecido glandular por tecido gorduroso e ficar mais mole com o passar dos anos. Além disso, a pele quando esticada pelo volume do silicone não volta ao normal após ele ser retirado; permanecerá um grau de flacidez e excesso de pele. Sendo assim, para se obter uma maior satisfação, na maioria das vezes é indicado uma mastopexia (levantamento das mamas) junto com a remoção das próteses ou como outra cirurgia, em um segundo momento, após alguns meses do explante.

Seja sua melhor versão. Agende uma consulta.

icone whatsapp

Receba o atendimento
que você merece!

dra. Juliana Rufini

Cirurgia Plástica • CRM PR 32564 • RQE 27002

  • Graduação em medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná;
  • Residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba;
  • Especialização em Cirurgia Plástica pelo Hospital Ernesto Dornelles em Porto Alegre.
imagem-doutora-juliana-rufini